18.6.13

Exercícios interativos - Soluções (VI)

Na entrada de 30 de Maio, propomos ao leitor que,
com compasso e ponto a ponto, desenhe a circunferência que passa pelos três pontos I, J e K dados
Para realizar esse exercício, disponibilizávamos a ferramenta "compasso" que permite transferir comprimentos, embora tal possa ser feito com recurso a circunferências.
A construção dinâmica, a seguir apresentada, ilustra as etapas de uma resolução possível desse problema:
  1. A primeira etapa consiste na construção de três circunferências: uma de centro I e raio JK - chamemos-lhe i - , outra de centro J e raio IKj — e a terceira de centro K e raio IJk —; duas destas circunferências intersetam a terceira em pontos equidistantes do centro da terceira. No caso tomámos C1 de k.ie C2 de j.i que são pontos da circunferência que passa por I, J e K, circunscrita ao triângulo [IJK] e também aos triângulos [C1 KI] e [C2 JI] com ele congruentes. Repare-se, para exemplo, que C1 K = IJ , C1 I = KJ e IK=IK para ver que [C1 KI] = [JKI].
  2. Como já vimos em entradas anteriores, o centro desta circunferência que passa por C1 e C2 terá a sua imagem, por inversão relativamente a I e i, na interseção das circunferências centradas em C1 e C2 (de i) e a passar por I. Por isso, a segunda etapa da nossa resolução consiste nesta determinação de C'.
  3. Finalmente, determina-se o correspondente C de C' por inversão relativamente a I e i.
  4. E com centro em C traça-se a circunferência que passa por C1, C2, I, J e K.


Sem comentários: