22.1.05

O deslize da escada

Imagine uma escada (uma barra rígida [AB]) e os meus pés (P) incapazes de fugir do degrau onde foram surpreendidos quando a escada começou a deslizar. Por onde andam os meus pés? (Qual é o lugar geométrico das posições do ponto P, fixo numa barra rígida [AB], quando as extremidades desta se deslocam sobre os lados de um ângulo qualquer?)



[A.A.M.]



Para ver a trajectória de P, pode mover o ponto A sobre a nossa construção. Também pode alterar a inclinação da parede onde A desliza.

Já agora! O que é melhor? A manipulação interactiva sobre os pontos livres ou a observação do movimento automático numa animação?

Outra situação

E se em vez de pensar numa simples barra, tomarmos um triângulo rígido cuja base desliza tendo os seus vértices assentes nos lados de um ângulo? Qual será o lugar das posições do vértice oposto à base quando a base desliza?



[A.A.M.]

4 comentários:

Anónimo disse...

Estava à espera que as "paredes" estivessem fixas e as extremidades A e B da "escada" se movessem...
aurelio

adealmeida disse...

Mas é isso que acontece, não é? A barra é sempre rígida e para cada posição fixa das paredes há uma curva como lugar geométrico dos pontos P. Deixei a possibilidade de movimento às paredes para o caso de alguém querer ver casos particulares de posições relativas dos lados do ângulo.

Anónimo disse...

POde ver-se assim que eu posso comentar sem me identificar à partida. Isso não quer dizer que eu não me responsabilize pelo que digo. Assim, no fim, subscrevo:

AM

Anónimo disse...

NO MOMENTO ESTOU A 25 ANOS SEM ESTUDAR E NÃO ENTENDI NADA ESPERO RESPOSTA DO PRIMEIRO EXEMPLO!!!!!